Da Redação
Andrew Jennings, um dos melhores repórteres investigativos da Inglaterra, com matérias publicadas pelos principais jornais britânicos e pela BBC, é o autor de "Foul! The Secret World of Fifa: Bribes. Vote-rigging and Ticket Scandals". O livro foi lançado recentemente no Brasil pela Panda Books e ganhou o título de "Jogo Sujo - O Mundo Secreto da Fifa: compra de votos e escândalo de ingressos". Faltou o "suborno" do título original, mas "Jogo Sujo" certamente é mais instigante que "Falta!". Imperdível para quem gosta de futebol e se interessa pelo que vai além das quatro linhas.
O que diz Andrew Jennings na apresentação de "Jogo Sujo":
“Repórteres investigativos nem sempre vivem para ver os caras malvados receberem a merecida punição, mas o mundo inteiro assistiu ao desmantelamento da corrupção olímpica em 1998, quando o Senado dos Estados Unidos investigou o escândalo e fui convidado a depor como testemunha em Washington. Eu podia ter parado por aí. Mas foi então que recebi um telefonema de Colin Gibson, editor de esportes do Daily Mail, pedindo que eu desse uma olhada nas pessoas que comandam o futebol internacional. ‘Ah, Colin, pare com isso. O futebol é coisa graúda. Eu levaria anos para descobrir o que acontece dentro da Fifa.’ Levei anos. As coisas que descobri são tão estarrecedoras que até eu mesmo fiquei chocado. Alguns caras malvados passaram por lá − ou ainda estão lá − tirando tudo o que podem. O futebol ainda é um jogo bonito, é claro. Isso eles não podem roubar de nós. Mas, conforme você vai ler aqui, na Fifa acontecem negócios abomináveis. Eu gostaria que o futebol tivesse a liderança que merece. Nesse espírito, dedico este livro a todos os torcedores e fãs do futebol.”
O que já disseram sobre o livro:
“A Panda Books faz um gol histórico ao trazer para o Brasil o livraço de Andrew Jennings. Jennings é um destemido repórter inglês que brinca com as palavras para denunciar a sério, e na BBC, o nebuloso grande mundo do futebol.” (Juca Kfouri)
“Com a pontaria muito mais calibrada que a dos artilheiros da Copa do Mundo, o jornalista vai relatando casos de corrupção que apurou para produzir seu livro sobre a Fifa – mesmo sendo o único jornalista do mundo banido das coletivas da entidade desde 2003.” (O Estado de S. Paulo)
“Jennings se tornou o inimigo número 1 da Fifa, especialmente se seu presidente, Joseph Blatter.”
(Carta Capital)